quarta-feira, setembro 28, 2005

Papa decide barrar gays do sacerdócio

O papa Bento XVI aprovou uma política de impedir que homens com tendências homossexuais sejam ordenados padres, diz a agência de notícias Catholic World News (CWNews). O novo documento com a sanção papal deverá ser anunciado oficialmente após o sínodo dos bispos, marcado para o período de 2 a 23 de outubro.

A decisão do papa já era esperada. A notícia, divulgada na semana passada pelo jornal The New York Times, de que a Santa Sé encomendou uma investigação em busca de "evidências de homossexualidade" nos seminários dos EUA foi vista como um prenúncio da instrução papal.

Segundo a CWNews, a nova instrução não representa uma mudança de política no Vaticano, mas apenas a reafirmação de critérios em vigor desde os tempos do papa João XXIII, que reinou de 1958 a 1963.

A norma sancionada por Bento XVI foi elaborada pela Congregação para Educação Católica, e afirma que homossexuais, mesmo castos, não devem ser aceitos nos seminários, e que os homossexuais já ordenados devem renovar sua dedicação à castidade.

Fonte: Estadão Online